O carnaval das “santas” e das “outras”

Um desabafo feminino em tempos de "...Bandeira Branca amor..."

Postado dia 27/02/2017 às 01:46 por Giovanna Belluomini

balen7

À mulher cabem dois padrões: o da santa, ou para quem não consegue ser santa, da puta. Aparentemente essa frase parece mentirosa, já queimamos nossos sutiãs, já “podemos ser quem quisermos”.

O problema é que essa cultura continua enraizada dentro de nós, sem que percebamos. Pois naturalizamos muitos comportamentos machistas. Ou seja, acreditamos que é normal. Assim como, acreditávamos ser normal a mulher só nascer e viver para ser dona de casa.

Pesquisa realizada recentemente pelo instituto Data Popular mostrou, que 49% dos homens julgam mulheres, as quais pulam carnaval, como “não direitas”. Sim, minha gente. É isso mesmo. Todo o nosso caráter se resume desse modo: se pula carnaval não presta, e se não pula é decente.

E sabe o motivo?  Por que os homens ainda categorizaram mulheres por um pré-julgamento de suas vidas sexuais. Ou somos as putas, ou as santas. Ou somos “para namorar”, ou somos “para pegar”.

E vamos combinar que perder tempo se preocupando com que homem vai pensar de nós é coisa do passado. Eles podem falar o que quiser. Mas nada vai impedir que façamos o que quisermos.

Se parasse por aí, seria um comportamento problemático, sim. Mas o pior está por vir. Baseando-se nesta categorização, homens avaliam como tratar uma mulher.

Se ela está no carnaval é puta, se é puta, eu posso fazer o que quiser com ela, pois ela assumiu essa responsabilidade. Ela está pedindo para ser beijada a força. Para ter o seu braço puxado. O seu cabelo puxado. Para ser tratada como uma escrava sexual.

Ter que escrever um texto assim, é assinar: a humanidade é atrasada. Não deveríamos precisar explicar que não queremos ser agarradas. E este comportamento coíbe muitas mulheres de se divertirem, entre outras coisas. É como se fosse um castigo por não ser a santa. Mas ocuparemos todos os lugares, pois são nossos por direito. Resistimos hoje, amanhã e sempre.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Giovanna Belluomini

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter