Guia do botox

Queridinha dos famosos, a toxina faz muito sucesso entre homens e mulheres que não podem ver uma ruguinha

Postado dia 21/03/2017 às 08:00 por Nubia Maia

botox

Foto: Reprodução/Iternet

O QUE É BOTOX OU TOXINA BOTULÍNICA?

É a toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. O uso terapêutico da toxina botulínica teve início na área da oftalmologia, por uso do dr. Scott, em 1980, com resultado eficaz em estrabismo. Em 1986, foi aprovada pelo FDA para uso na oftalmologia, na neurologia, na otorrinolaringologia e na fisiatria.

Para fins terapêuticos, é utilizada de uma forma purificada, congelada a vácuo e estéril da toxina botulínica tipo A. Ao ser aplicada em pequenas doses, a toxina bloqueia a liberação de neurotransmissores responsáveis pela contração dos músculos “Paralisa Músculos”. Em 1992 o botox chega ao Brasil, e em 2000 seu uso é aprovado.

RUGAS DINÂMICAS

As rugas dinâmicas, ou rugas de expressão, são aquelas provocadas pela contração muscular dos músculos da mímica facial, que realizamos todos os dias. Com o passar do tempo, e incluindo outros fatores como a exposição ao sol e a má alimentação, surgem vincos na pele.

PONTOS DE RUGAS ONDE É APLICADO O BOTOX

botox2

AÇÃO DO BOTOX

Quando a toxina botulínica é injetada nessas rugas, ela age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando os estímulos para os músculos, impedindo a parcial ou total movimentação deles. A impossibilidade da movimentação desses músculos diminui o aparecimentos de rugas. Segundo o dermatologista João Paulo Junqueira Magalhães Afonso, “esse bloqueio, apesar de ser irreversível, é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo”.

No caso das linhas de expressão o benefício ocorre de duas maneiras:

  1. Como Prevenção: devido à paralisação muscular não serão formadas as rugas na área em que foi aplicado o botox.
  1. Como Reparação: No caso das rugas já existentes, com o relaxamento da musculatura, as rugas atenuam-se.

 EFEITO E DURAÇÃO DO BOTOX

O efeito normalmente é observado a partir das primeiras 48 horas e aumenta gradativamente por volta de 10 a15 dias até se estabilizar.

A duração pode variar de 3 a 6 meses. Esse tempo pode variar de acordo com o organismo de cada cliente. O procedimento pode ser repetido diversas vezes, desde que haja necessidade.

EXISTE INTERVALO DE UMA APLICAÇÃO PARA A OUTRA?

Devido ao fato de ser um medicamento biológico, é importante respeitar o intervalo de pelo menos três meses entre cada aplicação.

USANDO O BOTOX CORRO ALGUM RISCO DE CONTRAIR O BOTULISMO?

Não, porque o botulismo ocorre pela intoxicação da toxina na forma natural. Já o botox utilizado na estética é industrializado e usado em pequenas doses.

INDICAÇÕES

  • Redução de rugas de expressão;
  • Equilibrar uma face com assimetria;
  • Hiperidrose (produção excessiva de suor);
  • Enxaqueca (migrânea crônica);
  • Estrabismo;
  • Blefaroespasmo.

CONTRA INDICAÇÕES

  • Alergia aos componentes da fórmula;
  • Gestante ou mulheres em fase de amamentação;
  • Doenças imunológicas;
  • Portadores de doenças neuromusculares;
  • Coagulopatias (pacientes com problemas de coagulação);
  • Pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular.

A APLICAÇÃO DO BOTOX DÓI?

botox3

A espessura da agulha é muito fina, tornando a aplicação quase indolor. Pessoas com muita sensibilidade podem utilizar cremes anestésicos de 30 a 60 minutos antes do procedimento.

Espero que tenham gostado.

Um abraço,

Núbia Maia

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Nubia Maia

Aos 37 anos decidi fazer minha primeira graduação (Estética), e não quero parar mais! Pós-graduada em Docência do Ensino Superior

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter