Benefícios da meditação e o sistema imunológico

Quando percebemos um desânimo não previsto, um esgotamento não habitual e persistente, devemos ligar um sinal de alerta

Postado dia 12/11/2015 às 11:16 por Claudio Bergamo

Curso-de-Meditação-em-Campinas-Meditacao-em-Campinas-21

Hoje vamos falar do sistema imunológico e suas funções. Chamado de “segundo cérebro” por alguns pesquisadores, o sistema imunológico e o sistema nervoso controlam as reações do corpo em relação ao ambiente, fornecendo a base fisiológica com influência direta nas nossas emoções e consequentemente sobre a saúde geral da pessoa.

Mente e corpo trabalham bem afinados “sempre”, mesmo que não percebamos corriqueiramente os sinais emitidos pelo corpo, muito em função do tipo de vida agitada e estressante que levamos.

Quando questionamos de que maneira as emoções afetam o corpo, podemos também levar em consideração que através das sensações, a forma como o cérebro funciona, e também perceber que o nosso sistema imunológico reage prontamente, em tempo real, tentando nos proteger das ameaças iminentes ligadas a baixa de energia, refletida muitas vezes por cansaço frequente.

Quando percebemos um desânimo não previsto, um esgotamento não habitual e persistente, devemos ligar um sinal de alerta, pois nosso sistema imunológico identifica que algo se passa no nosso organismo, ao contrário de uma sensação de bem-estar que também sabemos identificar. Quando a sensação não é positiva, associada a algum desconforto, aconselho que procuremos um médico de confiança para avaliar melhor tais sintomas.

Você que leu as matérias anteriores na sequência dos temas Benefícios da Meditação, espero que tenha compreendido as questões colocadas, e se tiver alguma dúvida, envie sua pergunta e dúvidas.

Você já tentou ficar em silêncio por 5 minutos, como propusemos na matéria anterior, prestando atenção nas sensações do corpo, sentimentos e pensamentos? Se já experimentou, como foi? Se não, apenas tente novamente esse simples treinamento de meditação.

Abraços, Claudio Bergamo

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Claudio Bergamo

Consultor Corporativo, Coach, Psicólogo, Psicoterapeuta, Professor e palestrante e diretor cultural.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter