Benefícios da meditação e o Eu biológico

Quem governa sua vida, a mente ou o corpo?

Postado dia 21/10/2015 às 12:09 por Claudio Bergamo

Meditation

Meditation

Quando pensamos por alguns momentos sobre aquilo que estamos fazendo, seja no trabalho, na escola ou no lar, em fração de segundos tomamos decisões que a princípio nos parecem as mais corretas e assertivas; Tudo que parece é que estamos movidos por uma total e ampla forma de decidir e agir, segundo o que nos parece mais importante e urgente.

O filósofo existencialista Jean Paul Sartre, em suas polêmicas e originais contestações sobre verdades eternas e o imaginário da tradição filosófica, afirmava que “nossa liberdade é sempre maior que nossa vontade”, e que através de um exame detalhado da realidade humana, poderíamos descrever melhor nossas raízes subjetivas, a consciência, o corpo, a angústia, entre outros pontos relevantes.

Filosofia à parte, e diferentemente das posições existenciais de Sartre, a vontade pode também ser entendida por liberdade e fazer, ligada ao corpo e à mente, lugar onde nossa fisiologia entra em ação, cujos sinais emitidos facilitam o entendimento de nossas necessidades vitais, fome, sede, sono, etc.

Lembram-se na matéria anterior quando mencionei a questão do stress e as possíveis consequências para nosso sistema imunológico que abala a nossa saúde geral? Devo então fazer uma analogia entre sistema imunológico e sistema nervoso, enfatizando que ambos regulam a si mesmos e controlam as reações do corpo e o nosso eu biológico, onde mora nossa vida. Então, responda a si mesmo: quem governa sua vida, a mente ou o corpo? Pense, reflita, fique em silêncio por cinco minutos sem que seja incomodado, mantenha os olhos semicerrados e após cinco minutos retorne lentamente observando os sinais emitidos pela mente. Viva esta experiência. Será que consegue?

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Claudio Bergamo

Consultor Corporativo, Coach, Psicólogo, Psicoterapeuta, Professor e palestrante e diretor cultural.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter