Backup – o que é? Para que serve ?

A palavra Backup vem do inglês, significa cópia de segurança ou contingencia.

Postado dia 19/01/2016 às 00:00 por Ivan Santos

backup

Hoje em dia  mais de 90% das pessoas que possuem computadores, notebooks, tablets , smartphones e etc… Necessitam do “backup”.

Mas para que ele serve afinal ?

Gosta de tirar fotos ? baixar  MP3 ? Filmes ? E quando você menos espera o seu aparelho dá um “BUG”, perde a compilação de dados e  você simplesmente perde tudo.

E agora ? O que fazer?

Não adianta chorar pelo leite derramado em outro post iremos falar sobre recuperação de dados.

Evite perder seu preciso tesouro, use a tecnologia a seu favor e não mantenha distancia dela, assegure-se que seus dados estejam em mais de um local.

Locais em que é recomendado ter um backup: disco rígido externo, um pendrive, CD ou DVD.

E hoje podemos ter nosso backup na “ nuvem “ isso mesmo que você leu! Alguns servidores gratuitamente liberam um determinado espaço para que você possa salvar seus dados.

E esses servidores podem ficar tanto no Brasil quanto na China, por isso falamos que estamos salvando na nuvem, upando (subindo) nossos dados para esses servidores on line, como dropbox, icloud ou google docs.

O backup na nuvem tem a vantagem de permitir o acesso aos dados guardados a partir de qualquer computador com acesso à internet.

Como dizia meu pai, quem tem dois, tem um.

Gaste um tempo a mais criando sua cópia de segurança, faça seu backup e guarde em um lugar diferente.

Só quem já perdeu algo importante sabe o quanto é ruim não ter um backup.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Ivan Santos

Especialista em hardware e redes, atuante na informatica desde 2001. Atualmente trabalha em uma empresa multinacional chamada CGI Group

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter