Assexualidade: É possível alguém não gostar de sexo?

É possível uma pessoa não se interessar por sexo, e não há nada de errado nisso

Postado dia 18/03/2016 às 00:00 por Priscila Andrade

sexo

Foto: Divulgação/Internet

A assexualidade é um assunto que gera muitas dúvidas e muitas afirmações errôneas. Assexualidade é a ausência de desejos sexuais por alguém, ou seja, o assexual é o individuo que não sente desejo e não pratica o ato sexual. Nesse sentido, o termo engloba várias definições que veremos mais adiante.

A assexualidade é muitas vezes tratada como uma doença ou piada, em um mundo totalmente sexualizado. Os assuntos nas mesas dos bares, nas redes sociais, na família, nas escolas, sempre tendem à temática ligada ao sexo e à sexualidade. Como pode haver indivíduos que não se interessam por isso? Mas eles existem e só esperam das pessoas entendimento e respeito. É por meio da educação sexual que se pode começar a entender e a respeitar essas pessoas.

No século XX a assexualidade foi considerada como uma doença ou distúrbio (assim como a homossexualidade foi considerada em outrora), mas a partir de vários relatos e comunidades que surgiram no decorrer dos tempos, a condição passou a ser vista e é reivindicada pelo mesmo, com o status de uma diversidade sexual (a orientação afetivo-sexual quem engloba também: heterossexualidade, homossexualidade, bissexualidade, pansexualidade), ou seja, não há anormalidade em não se gostar de sexo. E eles lutam por isso.

Como já foi escrito anteriormente em outras publicações a sexualidade é muito ampla, não cabendo muitas vezes em conceitos que a definam, e é preciso quebrar esses paradigmas construídos em torno da sexualidade e todas as suas vertentes.

De acordo com o AVEN (Assexual Visibility and Education Network- Rede de Visibilidade e Educação Assexual) uma fundação/comunidade criada em 2001, assim como a homossexualidade a assexualidade não é uma opção sexual e sim algo inerente àquela pessoa. Os assexuais se relacionam com outras pessoas e desejam relacionamentos amorosos, mas sem o ato sexual em si, mas também tem os que nem relacionamentos desejam. A masturbação muitas vezes acontece, pois essa está ligada à necessidade do corpo, não necessariamente ligada à vontade de uma relação sexual.

Segundo o AVEN dentro da assexualidade há várias definições para os assexuais:

Romântico/a: buscam um relacionamento amoroso, sem o interesse sexual.

Arromântico/a: não querem relacionamentos amorosos.

Demissexual: devido ao parceiro/a podem experimentar uma relação sexual.

Gray-A: Pode haver relação sexual, mas essa é bem rara e muitas vezes pouco compreendida por ele.

Autoerótico: Não pratica o ato sexual, mas se masturba.

Com essa compilação de um assunto pouco falado, mas que merece total compreensão e respeito, deixo claro que a ausência de atração sexual não é doença, tampouco merece descaso.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Priscila Andrade

Professora e Educadora Sexual. Pedagoga e Mestre em Educação Sexual,

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter