As Viagens Corporativas e a Crise – Parte 1

Oportunidades que podem ser trabalhadas para que as viagens da sua empresa, seja como funcionário ou empresário, possam gerar economia

Postado dia 28/04/2016 às 09:00 por Glauco Rocha

viagens

Foto: Reprodução/Internet: A tecnologia, outro fator importantíssimo na gestão das viagens, também costuma figurar entre as principais despesas.

Caro leitor,

Certamente você já foi, conhece ou já ouviu falar de um funcionário da empresa X ou Y que viaja muito a trabalho, de carro, avião e até mesmo para o exterior. Pois bem, muitas empresas investem milhares (às vezes milhões) de reais mensalmente, para movimentar seus colaboradores.

Como curiosidade, muitas empresas chegam a ter o custo com viagens a negócios como a terceira maior despesa mensal, atrás da matéria prima e a folha salarial. A tecnologia, outro fator importantíssimo na gestão das viagens, também costuma figurar entre as principais despesas.

Com tamanho investimento, nada mais correto do que acompanhar de perto a utilização desses serviços com a ajuda de profissionais especializados, certo? Nem sempre, por que ainda um grande número de empresas entende que economizar é fazer por ela mesma, comprando direto no site das companhias aéreas, reservando hotéis e outros serviços que compõe uma viagem à trabalho.

O custo desse atendimento in house costuma sair muito mais caro para a empresa do que ter uma agência de viagens especializada cuidando de cada detalhe. Além disso, fica quase imensurável o custo hora x homem dedicado à elaboração de uma viagem, entre cotações, reservas e alterações, por exemplo.

Para otimizar os recursos investidos em viagens, existem agências especializadas na gestão e atendimento das viagens corporativas, conhecidas como TMC (sigla em inglês que significa Travel Management Company).  Essas agências contam com profissionais qualificados e preparados para encontrar as melhores opções para que a empresa invista de forma clara, rápida e segura, com a transparência da melhor escolha.

Sistemas de gestão e reservas online dão ainda maior agilidade para as empresas clientes, passando suas solicitações por fluxos de aprovações pré-estabelecidos, seguindo a política de viagem da empresa e sempre visando o melhor custo x benefício para seus colaboradores.

Com os recursos oferecidos pelas TMC’s, a economia gerada paga tranquilamente os serviços da agência contratada, mas é preciso o empenho por parte do cliente, em querer fazer e economizar, afinal, as ações internas só podem ser tomadas e executadas por ele.

Para esse monitoramento e interlocução com a agência, as empresas normalmente nomeiam um gestor de viagens, colaborador responsável por acompanhar os resultados, negociações e a qualidade do atendimento oferecido pela agência contratada. Não necessariamente esse profissional deverá ficar com 100% do seu tempo tomado com a gestão das viagens. Isso muda de acordo com o volume utilizado e quais são as práticas da empresa.

Diante das oportunidades que podem ser trabalhadas para que as viagens da sua empresa, seja como funcionário ou empresário, possam gerar economia, resolvi aprofundar o tema e dividi este artigo em três partes.  Quero poder contribuir com boas práticas e não venho aqui dar a receita do sucesso, mas apresentar alguns caminhos a serem seguidos.

Neste primeiro artigo, fizemos uma pequena introdução sobre viagens corporativas e para lembrarmos coloquei em tópicos:

  • Cenário econômico desfavorável (é hora de economizar como nunca);
  • Alto investimento das empresas em viagens corporativas (merece atenção);
  • O que é uma TMC (agência corporativa) e a sua importância;
  • O gestor de viagens e seu papel (breve descrição).

E as viagens da sua empresa, como estão? Pense, anote e discuta internamente, vai valer a pena. Até o próximo artigo e obrigado pela companhia.

Abraços,

Glauco Rocha

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Glauco Rocha

Glauco Rocha é formado em Turismo e pós graduado no curso de MBA em Marketing e Vendas pela Anhembi Morumbi

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter