Anel verde em Mogi das Cruzes

Podemos e devemos manter essas áreas verdes para a posteridade

Postado dia 28/04/2016 às 07:30 por Renato Faury

verdes

Foto: Reprodução/Interner

Parte da Mata Atlântica ainda resta na região e deve ser preservada a qualquer custo; além disso, só conseguiremos manter a nossa qualidade de vida que vai se esvaindo com a urbanização, conservando e restaurando essa da vegetação existente na Serra do Itapety, na Serra do Mar e nas margens dos Rios e Represas da região.

Podemos e devemos manter essas áreas verdes para a posteridade.

No Município de Mogi das Cruzes existem 3 REPRESAS que foram construídas para o abastecimento de água da Região Metropolitana. São elas:

Biritiba (Situada entre Mogi e Biritiba Mirim),

Jundiaí totalmente dentro de Mogi e

Taiassupeba (Entre Mogi e Suzano).

Designemos como um anel verde, que segue a seguinte orientação: À leste acompanha as margens da Represa do Rio Biritiba, até a Serra do Mar, daí segue pelos contrafortes da Serra do Mar até as nascentes dos Rio Taiassupeba, segue pelas margens e várzeas desse Rio, segue pelas margens da Represa, atravessa o Rio Tietê e segue pela Serra do Itapety até a divisa com Biritiba Mirim, daí desce até encontrar as margens do Rio Biritiba e Represa com o mesmo nome.

Algumas Propostas:

Lei tornando as margens do Reservatório do Rio Taiassupeba de interesse turístico entre a Rodovia Candido Chaves e o corpo d’água, até a estrada SP 043, daí acompanha a SP 043 até a divisa com Suzano.

Idem da rotatória da Mogi Bertioga com a Rodovia Pref.Francisco Ribeiro Nogueira, segue por ela até a Serra do Mar.

Idem da rotatória da Mogi Bertioga seguindo no rumo Leste até a crista da Represa do Rio Biritiba, daí segue pelas margens da Represa até a Serra do Mar.

Lei de incentivos às atividades Turísticas e de Lazer e de Proteção dos Recursos Hídricos com atividades adequadas.

Parque Ecológico do Tietê dentro do município de Mogi das Cruzes.

O Parque será implantado desde a divisa com Biritiba Mirim acompanhando a várzea do Tietê até a divisa com Suzano, englobando as margens das Represas do Rio Biritiba, Jundiaí e Taiassupeba.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Renato Faury

Engenheiro civil pós graduado em Engenharia Ecológica, e Assessor do meio ambiente do LIONS Internacional Governadoria LC-5

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter