Alimentos congelados perdem nutrientes?

Saiba mais sobre os alimentos congelados, excelentes opções para facilitar a nossa vida!

Postado dia 11/03/2016 às 13:54 por Wilson ADM

imagem internet

imagem internet

Muitas pessoas que querem se alimentar de forma saudável se deparam com a dificuldade em comprar, confeccionar e armazenar os alimentos de forma adequada para garantir sabor, diversidade, economia e preservação dos nutrientes dos alimentos.

Nosso tempo, a cada dia que passa, fica mais escasso e corrido. Precisamos nos organizar e descobrir formas de facilitar as nossas atividades mais básicas e fundamentais para o nosso bem estar e saúde.

Alimentos Congelados

Podemos congelar legumes, frutas e alimentos in natura. Podemos, também, congelar refeições já prontas. Quem sabe, as duas coisas… O importante é a praticidade deste processo de armazenar os alimentos que consumimos diariamente.

O congelamento garante, ainda, a organização dos cardápios diários, semanais e até mensais. Desta forma, reduzimos a zero o desperdício de comida.

Devemos estar atentos aos legumes, frutas e verduras da época. Com esta alternativa de armazenamento, vale a pena estocar os produtos que estão sendo oferecidos no mercado com preço bastante atrativos, devido à oferta farta na safra de cada item.

É importante observar as embalagens que serão utilizadas. Quanto menor a quantidade de ar em cada embalagem, maior o tempo de armazenamento e garantia de conservação dos nutrientes de cada alimento. Devido à temperatura com que os alimentos ficarão guardados, existe a redução da proliferação de bactérias e microrganismos comuns aos alimentos que não são sujeitos ao congelamento. Motivo pelo qual são considerados mais saudáveis que muitos produtos, reduzindo absurdamente a razão pela qual muitos alimentos fazem mal a digestão das pessoas.

Alimentos congelados perdem nutrientes?

Concluímos que o congelamento garante a qualidade nutricional dos alimentos, facilita a organização dos cardápios da nossa rotina alimentar, nos auxilia a fazer a economia doméstica e facilita sobremaneira o preparo das refeições.

Vamos passar algumas dicas para facilitar o uso de alimentos congelados no nosso dia a dia:

. Observe a temperatura do freezer. O ideal é que esteja marcando  -18° C. Nesta temperatura os alimentos duram pelo menos três meses sem alteração de sabor, aparência, textura e nutrientes;

. As frutas devem ser congeladas sem os caroços e sementes. Mas o ideal é que sejam congeladas somente as polpas,  já na quantidade que serão utilizadas a cada vez;

. O congelamento de hortaliças deve ser de acordo com a técnica de branqueamento, que consiste em lavar e selecionar as partes sadias do alimento. Após lavar em água fervente e, em seguida, depositar em água fria ou gelada. Isso provoca um choque térmico, eliminando possíveis bactérias;

. As carnes devem ser selecionadas e limpas. Cortadas nas quantidades ideais de consumo e congeladas em recipientes adequados. Uma vez congeladas cruas, só poderão ser congeladas novamente quando já preparadas para o consumo. Prato pronto;

. Existem alguns alimentos que não devem ser congelados por perderem sua textura e sabor originais, tais como: banana, pera, maionese, iogurte, creme de leite, tomate, batata inglesa, ovos e etc;

Para o descongelamento, também, existem algumas regrinhas que devemos observar, tais como: As frutas e os doces devem ser retirados do freezer e mantidos em temperatura ambiente até o descongelamento total. Os queijos e as carnes devem ser mantidas no refrigerador até estarem boas para o consumo. Os alimentos prontos é que devem ser descongelados diretamente no microondas e/ou fogão, observando o tempo ideal para cada prato.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você…

Um abraço e até a próxima.


 

Andréa Dusik

Equipe Magra Saudável

Nutricionista Responsável CRN 6106

http://bit.ly/alimentos-congelados

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Wilson ADM

Publicitário e especialista em Marketing, fundador e diretor da revista digital “Sociedade Pública”. Acredito no ser humano e num futuro onde a comunicação verdadeira e clara é uma ferramenta de integração e de entendimento franco e pacífico entre as pessoas. Esse futuro pra mim é agora.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter