Alfabetização e letramento

O letramento, ou literacy, é dominar a leitura e a escrita

Postado dia 18/04/2016 às 07:30 por Professor Carreiro

ler

Foto: Reprodução/Internet

Segundo Magda Becker Soares em Dicionário Crítico da Educação, Letramento é a palavra introduzida no vocabulário da Educação e das Ciências Linguísticas na segunda metade dos anos 1980; há pouco mais de 20 anos, portanto, que ela está presente nos textos e pesquisas dos especialistas dessas áreas. Uma das primeiras ocorrências está em livro de Mary Kato, de 1986 (No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática): a autora, logo no início do livro, p.7), diz acreditar que a língua falada culta “é consequência do letramento”. Dois anos mais tarde, em livro de 1988 (Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso. São Paulo: Pontes), Leda Verdiani, no capítulo introdutório, distingue alfabetização de letramento: talvez seja esse o momento em que letramento ganha estatuto de termo técnico no léxico dos campos de Educação e das Ciências linguísticas. Desde então, a palavra tornou-se cada vez mais frequente  no discurso escrito e falado de especialistas, de tal forma que, em 1995, já figura em título de livro organizado por Ângela Kleiman: Os significados do letramento:um nova perspectiva sobre a prática social da escrita.

alfabetização  ou illitaracy consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação.

O letramento, ou literacy é dominar a leitura e a escrita. Neste sentido, uma pessoa letrada é aquela que as domina e utiliza com competência em seu meio social, pois só assim o indivíduo se tornará alfabetizado e letrado.

Portanto, não basta apenas saber ler e escrever, é preciso também saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder às exigências de leitura e de escrita.

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Sobre o Autor

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Professor Carreiro

Minha vida sempre foi dedicada a Educação, Catanduvense de nascimento e Mogiano de coração. Sou Educador, Professor por amor a profissão, graduado em Pedagogia, Geografia, Estudos Sociais, Bacharel em Ciências Jurídicas. Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação. Sonho com Brasil Justo e perfeito, e trabalho para isso dia a dia.

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