Água mineral e água virtual

Você sabe a diferença entre água mineral e água virtual? Veja quais são suas principais cartacterísticas

Postado dia 06/10/2016 às 09:00 por Renato Faury

virtual

Foto: Reprodução/Internet

ÁGUA MINERAL

A Água mineral em garrafões e garrafas vem sendo cada vez mais consumida atualmente, devido à falta de confiança da população na água da torneira dos sistemas de abastecimento com tratamento de água convencional (comum).

Esse tipo de solução é cara e a água mineral pode ser falsificada, ou seja; de procedência duvidosa, com rótulos falsos e sem controle legal; o manancial subterrâneo também pode estar situado em região com focos de contaminação (como antigas áreas industriais) e ser atingido por poluentes.

Além disso, a água ainda pode ser contaminada pela falta de asseio no engarrafamento e no manuseio. Sem contar que os plásticos das garrafas e garrafões liberam, quando aquecidos uma substancia, o Bisfenol (BPA) que se comporta de forma parecida à dos estrógenos naturais.

O BPA no organismo pode causar aborto, anomalias e tumores do trato reprodutivo, câncer de mama e de próstata, déficit de atenção, de memória visual e motor, diabetes, diminuição da qualidade e quantidade de esperma em adultos e outras doenças.

Tipos de água mineral e suas características:

  • Alcalina: é auxiliar no tratamento de distúrbios do tubo digestivo;
  • Bicarbonatada: é digestiva, auxilia no tratamento das gastrites;
  • Carbônica: atua na pele, provocando vaso-dilatação, auxilia o controle da hipertensão arterial;
  • Ferruginosa: para pessoas com carência desse elemento;
  • Magnesiana: tem função laxante e desintoxicante;
  • Radioativa: estimula o metabolismo;
  • Sódica: auxilia em problemas reumáticos nos banhos de imersão;
  • Sulfurosa: é a mais comum nas estâncias hidrominerais, possui enxofre, muito utilizada nos casos de problemas de pele, articulares, bronquites, etc.
  • Água natural de mesa: é uma água que contém minerais em quantidade abaixo de um determinado valor que não a classifica como mineral. É água potável normal.

ÁGUA VIRTUAL

“Água virtual” é a quantidade de água gasta num determinado bem, produto ou serviço, esteja ou não incorporada ao produto.

Todas as atividades precisam de água. Por exemplo: para produzir 1 quilo de cereais são utilizados cerca de 2.000 litros de água; 1 quilo de carne bovina usa mais de 15.000 litros. A água virtual está embutida no bem, produto ou serviço, considerando-se a água que foi usada no plantio, na irrigação, na limpeza, na embalagem, até chegar ao destino.

Alguns acham que a água virtual total deve incluir os gastos de água com o preparo e consumo, além da água que é gasta com a disposição dos resíduos. No caso dos legumes, por exemplo, seria considerada a água utilizada para lavar as panelas, a água do cozimento e até a água usada para o descarte das sobras.

O principio do cálculo de água virtual é relativamente simples: é uma relação entre a quantidade total de água usada no cultivo (no caso de um produto agrícola) e a produção obtida.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Renato Faury

Engenheiro civil pós graduado em Engenharia Ecológica, e Assessor do meio ambiente do LIONS Internacional Governadoria LC-5

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter