A afetividade nos negócios

Nada supera o afeto! Nada supera o aperto de mão energético, o abraço sincero e o sorriso do olhar ou da própria boca

Postado dia 07/03/2016 às 08:30 por Priscila Kähler

Foto: Divulgação/Internet

Foto: Divulgação/Internet

Sim, sou afetiva sim! E sou mulher de business também! Para você esta combinação não soa bem? Que pena, pois acho que só se somam excelentes resultados e ganhos se investirmos forte nesta combinação.

Vamos lá! Segundo o dicionário Michaelis:

“Afetividade é uma faculdade afetiva; qualidade de quem é afetivo. Capacidade de exprimir-se na linguagem da emoção que nos despertam as idéias enunciadas, bem como a de despertar nos outros idêntica emoção”.

E é o que falta no mundo, nas empresas, nas pessoas, nas relações! E tudo são relações!

Não tenho como premissa que para negócios só se necessita de relações frias, calculistas e analíticas ao extremo! Falta a afetividade! Sinto falta dela em tudo, em todos os segmentos, em todas as instituições, em todas as (ou quase todas) as relações.

Existe um medo de se expor, de se exprimir, de se mostrar por parte de empresas, pessoas, etc… Soa para mim como que se eu me mostro eu me fragilizo!!! Será mesmo?

Vale uma reflexão!

A cada dia tenho sido mais afetiva e tenho tido melhores resultados. Ao meu ver transmito uma transparência, uma autenticidade, um carisma diferente, e até mesmo um poder maior de negociação e persuasão.. Para mim é um trunfo, um bônus, um diferencial!

Sinto que poucos pensam assim! Ganhariam tanto com esta atitude!

E acredito que afetividade é atitude!!! É falar, é demonstrar, é transparecer, é “transcender”!

É se colocar no lugar do outro. É querer efetivamente o ganha-ganha, é a verdadeira essência da parceria.

Pra mim é a base de tudo!

Neste sentido sou radical! Acredito nisso e ponto!

Você pode me dizer que o racional é mais assertivo, é mais promissor, é mais pragmático! Pode ser! E qual o resultado disso? Menos sofredor, menos envolvido, menos influenciado?

Ser frio, impassível pode ter suas vantagens! E convido você a me dizer aqui nos comentários quais são elas!? Me convença por favor que quando trata-se de business, a frieza é o ideal! Use os argumentos que forem, mas por favor me convença!

Nada supera o coração aberto! O sentimento verdadeiro, a sensibilidade de olhar o outro. Não acredito que se obtenha mais sem este envolvimento, sem esta projeção, sem se ter a relação. E quando digo relação, não estou me referindo a amizade, ou outras relações, mas sim a relações entre seres humanos que se respeitam e sabem que os dois possuem sentimentos iguais, ou melhor, idênticos.

Nada supera o afeto! Nada supera o aperto de mão energético,  o abraço sincero e o sorriso do olhar ou da própria boca! Estes atos abrem portas, abrem conversas, quebram ou até derretem o gelo, abrem os corações.

Sabe-se que as partes têm interesse! Mas quem não tem? E partindo deste ponto, o afeto é o grande lucro! É o grande ganho! É o que restará ao final!

Por isso digo: Não perca a chance de ser afetivo! Do seu jeito, com seu estilo, com sua personalidade, com suas características. A autenticidade é tudo, e a afetividade sempre leva vantagem!

Curta, goste, adore e até ame verdadeiramente seu partner, player, business, mas seja verdadeiro e não tenha medo de expressar o que sente! Seja ético! Seja real e principalmente faça ao outro o que gostaria de receber!

Afeto e negócios: Será que estou na coluna certa?

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Priscila Kähler

Profissional de marketing. Coordenadora dos cursos de Comunicação e Marketing da Universidade Braz Cubas em Mogi.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter