A arte de ensinar musica

"Você realizou um sonho meu e serei eternamente grato por isso!"

Postado dia 24/11/2015 às 00:01 por Betinho Músico

Oito horas da manhã. A escola está aberta e os primeiros alunos sentados no sofá. No cantinho está Dona Helena, uma senhora de 74 anos esperando ansiosamente por sua primeira aula de piano.

Embora seja uma senhora de idade, bem vivida, é evidente o seu nervosismo exalado por suas mãos trêmulas e seu desconforto ao sentar no piano. Partimos para a primeira lição: notas musicais, tempos, um dó aqui, um sol acolá, e Dona Helena já demonstra certo relaxamento em estar aprendendo o tão sonhado instrumento. Ao passar da aula, a primeira melodia vai aparecendo: Ode à Alegria (da 9a Sinfonia de Beethoven).

Minuto final de aula, e Dona Helena toca mesmo que com certa dificuldade e, apenas com sua mão direita sua primeira música no piano, ato tão esperado durante seus 75 anos.

Ato que inconscientemente faz escorrer uma lágrima pelo canto dos olhos, lágrima que representa a satisfação que é poder transmitir nossos conhecimentos para pessoas que sempre sonharam em aprender música, mas não tiveram chance, sendo porque não tinham condições, ou porque o pai não considerava isso uma profissão ou coisa de gente decente (frase dita por mais de 75% das pessoas que aprendem música depois dos 40).

Seja por hobby, por profissão, por indicação médica, a ARTE DE ENSINAR MÚSICA é uma via de mão dupla onde realizamos sonhos, vontades, caprichos, promessas e ao mesmo tempo, aprendemos com as historias e gostos musicais de nossos alunos, pois quanto mais se transmite nosso conhecimento, mais precisamos conhecer e aprender pra saciar tudo e a todos — acho que me entenderam –. E no final das contas, a música que “É a arte de expressar os sentimentos de nossa alma”, acaba envolvendo professor e aluno. Portanto, se você tem vontade de aprender, ensinar ou apenas conhecer um pouco sobre música, vá atrás, seja por hobbie ou por necessidade, pois tanto o professor quanto o aluno, serão eternamente gratos por isso.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Betinho Músico

Meu nome é Adalberto Vieira da Costa Junior, mas sou conhecido por todos como Betinho Músico.

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter