7 livros sobre cerveja

O número de cervejarias cresce vertiginosamente em todo mundo, na mesma medida que uma profusão de variedades de cervejas chega aos bares e mercados.

Postado dia 19/05/2016 às 08:30 por Gustavo Iglesias

cerveja

Foto: Reprodução/Internet

O universo da cerveja artesanal é riquíssimo e está em constante evolução, sua história continua sendo escrita diariamente e estamos vivenciando um momento absolutamente mágico para quem aprecia este precioso líquido.

O número de cervejarias cresce vertiginosamente em todo mundo, na mesma medida que uma profusão de variedades de cervejas chega aos bares e mercados.

Acompanhando este movimento há também uma vasta literatura de apoio para aqueles que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o pão líquido, sua história, seus estilos, principais cervejarias, harmonizações, técnicas de produção e várias outras informações.

Abaixo seguem algumas dicas comentadas de livros, para iniciantes e iniciados.


cerva1A mesa do mestre cervejeiro – Garret Oliver, mestre cervejeiro da cervejaria Brooklin, é provavelmente o maior entusiasta da harmonização de alimentos com cerveja e esta é sua obra prima sobre o assunto. Contando um pouco da sua própria história e mesclando com a história das principais cervejarias e cervejas do mundo, ele discorre sobre as melhores combinações possíveis para cada estilo de cerveja e ocasiões. É literalmente de dar água na boca e impossível não ter vontade de provar absolutamente todas suas sugestões.

 

cerva 2A revolução da cerveja artesanal – Steve Hindy conta a história do renascimento da indústria das microcervejarias nos Estados Unidos a partir dos anos 60. Em uma leitura leve e divertida, daquelas que não dá vontade de parar até acabar o livro, ele escreve sobre os visionários e precursores do movimento, da briga com as grandes cervejarias e distribuidores, seus perrengues, a criação das associações, história das principais cervejarias e cervejeiros norte americanos e de como o mercado chegou ao crescimento atual. Imperdível.

 

cerva 3Cerveja em casa – Christina Perozzi e Hallie Beaune explicam de maneira prática e objetiva como produzir cerveja em casa. Trazem dicas de equipamentos e utensílios necessários, métodos de produção e receituário de diversos estilos que agradarão aos mais diversos paladares. Apesar do assunto ser destinado para quem já tem algum conhecimento, a abordagem didática faz com que mesmo o mais leigo tenha condição de absorver seu conteúdo e se arriscar nas panelas.

 

cerva4Brasil Beer, O guia de cervejas brasileiras – Henrique Oliveira e Helcio Drumond analisam mais de 450 cervejas brasileiras e contam um pouco da história de algumas cervejarias de norte a sul do país. Claro que muitas ficaram de fora mas é um ponto de partida bem bacana para quem quer conhecer mais sobre o universo da cerveja artesanal no Brasil e utilizar como um bom guia de compras. Também apresenta uma lista de locais onde é possível beber e apreciar uma boa cerveja.

 

cerva5Vinhos versus Cervejas – Dr. Charles Bamforth, cientista Phd em fabricação de cerveja, compara essas duas bebidas enfatizando a maior complexidade da cerveja em comparação ao vinho. Ele prova por A mais B de uma maneira bem clara e didática que esta complexidade acontece em vários níveis, das técnicas de produção a amplitude aromática e sua maior versatilidade de harmonização com alimentos. Sim, pode acreditar, mais que isso tire a sua prova e faça as comparações de maneira empírica que é mais gostoso.

 

cerva7The Oxford Companion to Beer – Garret Oliver novamente, desta vez escrevendo o que é considerada a enciclopédia da cerveja em mais de 900 páginas de informações detalhadas sobre história, escolas cervejeiras, estilos, técnicas de produção, análise sensorial, harmonizações. Enfim, é o livro de cabeceira obrigatório para quem realmente pretende se aprofundar no assunto. Infelizmente não há uma edição traduzida e portanto fica restrito a quem tem completo domínio da língua inglesa.

 

cerva7The New World Guide to Beer – Michael Jackson, o autor e não o cantor, é considerado o papa da cerveja artesanal pela grande maioria dos cervejeiros da atualidade. Escreveu inúmeros livros mas a primeira edição deste (1977) é um marco na literatura cervejeira, sendo a primeira publicação que reconhecidamente compilou conteúdo sobre cervejas de todo o mundo contando também a história dos principais produtores. Um clássico, talvez o maior deles, que vem sendo atualizado a cada edição mais recente. Novamente apenas em inglês.

 

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Gustavo Iglesias

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter