5 passos para fazer da mudança uma força positiva

Para alinhar a carreira ou o negócio às transformações econômicas, políticas e até sociais, é imprescindível uma nova forma de se relacionar, pensar, decidir e agir

Postado dia 20/03/2017 às 08:00 por Leila Navarro

mudança

Foto: Reprodução

As empresas e os profissionais que estão se saindo bem no mundo atual são aqueles que se mostram melhores não só em se adaptar às mudanças, mas também em se adiantar a elas. Ao invés de enxergá-las como adversidades, encaram como oportunidades, uma nova possibilidade para chegar aonde se deseja com mais habilidade. Na conjuntara que vivemos ainda é possível escolher se queremos produzir mudanças ou sofrer as consequências delas; porém, é impossível eliminá-las.

Períodos de crises econômicas e incertezas configuram o momento certo para implementar uma estratégia de mudança. No atual cenário não dá mais para tomar decisões e agir nos moldes tradicionais. Para alinhar a carreira ou o negócio às transformações econômicas, políticas e até sociais, é imprescindível uma nova forma de se relacionar, pensar, decidir e agir sob várias perspectivas. Isso requer a habilidade de gerar alternativas, sem pensamentos condicionados.

1 – Tenha um propósito vital, um sentido de vida que abarque a vida pessoal e profissional. O propósito vital tem a ver com uma visão de como queremos recordar nossa vida no final da jornada e como queremos que nossa existência seja lembrada. Sem um propósito não há rumo nem desafio. E sem desafio não há mudança. Só um propósito vital bem definido nos ajudará a permanecer firmes ante os altos e baixos da vida e da instabilidade das emoções frente ao momento atual. Esta perspectiva nos ajudará a relativizar os momentos de dificuldade e a mantermos um rumo claro, com atitudes positivas e construtivas.

2 – Reconheça seus preconceitos pessoais e livre-se deles. Os preconceitos são padrões que uma pessoa tem em relação a alguém, a um grupo ou alguma coisa. Quando nos limitamos a eles, perdemos oportunidades de construção de novos relacionamentos. Ficamos presos a conceitos, padrões, culturas, experiências e pessoas.

3 – Programe-se para um autodiálogo positivo e a troca constante de ideias com seus pares. A renovação das ideias e conceitos é primordial para traçar novos caminhos e estratégias. Pessoas que ficam limitadas às suas próprias ideias, sem permitir crescimento com novos saberes, têm dificuldade para encarar as mudanças. Quando estamos abertos para novas percepções, as “lentes” se ampliam e projetam novas perspectivas.

4 – Assuma os problemas, os reveses e fracassos como processos naturais e oportunidades de aprendizado. Quando encaramos os obstáculos da vida como forma de desenvolvimento, geramos uma força mental positiva e aumentamos as chances de encontrar novos caminhos. Muitas vezes uma tormenta momentânea é justamente o que nos faz abrir os olhos para as oportunidades. Seja grato ao Universo por todas as coisas e isso fará com que você flua em todos os aspectos da vida.

5 – Desapegue-se das expectativas positivas ou negativas. Muitas pessoas ficam na expectativa e acabam se travando com o foco em uma única coisa e quando surgem outras possibilidades não conseguem enxergar. Estagnadas, não usufruem de novos aprendizados, de possibilidades que fazem crescer e prosperar. No mundo atual não há mais espaço para nenhuma espécie de estagnação.

Compartilhar:

Sobre o Autor

avatar

Leila Navarro

Com abordagens voltadas à felicidade e bem-estar, empreendedorismo, comportamento humano, mudança e atitude, assertividade e comprometimento

Obs: As postagens do autor são de plena responsabilidade do mesmo, o portal se isenta de qualquer conteúdo que possa ser ofensivo.

Veja mais posts deste autor

Leia também

Assine a nossa newsletter