10 benefícios da Zumba Fitness

Conheça todos os muitos benefícios da dança que emagrece

Postado dia 14/09/2016 às 08:30 por Ariovaldo Ribeiro

zumba

Foto: Reprodução/Internet

Com cara de brincadeira, mas um exercício puxado, a zumba é uma das atividades mais procuradas nas academias. As aulas misturam ginástica e movimentos de dança embalados por ritmos latinos. Para quem quer emagrecer, ou simplesmente manter o corpo bonito e saudável, não há segredos: é preciso unir uma alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos. E nesse processo, a zumba é eficiente.

Para algumas pessoas, pode parecer apenas mais um programa de exercícios exagerado. No entanto, a modalidade é um exercício dançante criado na Colômbia há alguns anos, que rapidamente conquistou o público a partir de 2001, tornando-se uma das atividades favoritas até das francesas.

A aula de zumba dura normalmente ente 45 minutos e 1 hora e conta com um professor dinâmico que apresenta sequências curtas de dança. Com músicas inspiradas nas danças latinas como salsa, merengue, samba, mambo as coreográficas apresentam movimentos de rebolado e fácil execução, como giros e saltos. Normalmente as aulas terminas com alguns minutos de alongamento.

zumba

Benefícios da Zumba:

  • Queima de 500 a 1000 calorias em uma aula, dependendo da intensidade;
  • Aumento do metabolismo. A aula mistura dança com ginástica, alternando movimentos aeróbicos e localizados e, como consequência, aumenta o metabolismo e o gasto calórico;
  • Eliminação de toxinas e líquidos do organismo;
  • Astral positivo, aula alegre e divertida que auxilia na autoestima;
  • Trabalha a integração do grupo, melhorando a atividade social;
  • Melhora a coordenação motora, deixando os reflexos mais rápidos;
  • Melhora o equilíbrio corporal, devido aos movimentos da zumba que mistura movimentos rápidos e lentos, variando a velocidade;
  • Melhora o sistema cardiovascular, devido aos movimentos de respiração que ocorrem durante os exercícios e ajudam na saúde do coração;
  • Fortalece os músculos inferiores – músculo da coxa, glúteo e músculo posterior da coxa e panturrilha – e músculos do CORE – abdômen, cintura e quadril;
  • Ajuda na memória, pois, apesar de fáceis, os passos devem ser decorados.
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Sobre o Autor

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Ariovaldo Ribeiro

Médico homeopata especializado, Especialista em Homeopatia pela Associação Médica Homeopática Brasileira.

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